segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

... a Chanel que a Samsung deve à Pepa!

pt
olá a todos! acreditem ou não eu antes de escrever este post ponderei muito em o fazer ou não, da mesma maneira que ponderei em falar ou não quando senti as provocações... mas tenho que manifestar aquilo que penso sobre o assunto que mais se tem falado nos últimos dias: os desejos para 2013 por Samsung Portugal de Filipa Xavier.

a Samsung é uma empresa de tecnologia, que recentemente na feira de tecnologia CES 2013 apresentou um protótipo de um ecrã flexível de telemóvel, e que desenvolveu a polémica campanha de marketing os desejos para 2013 por Samsung Portugal.

a campanha foi desenvolvida com a colaboração de bloggers de moda e lifestyle portugueses (o que tem sido muito recorrente nas campanhas de marketing atuais) que, abriram as portas das suas casa para serem filmados a falar sobre os seus doze desejos pessoais para 2013. a campanha, que seria lançada durante esta semana, teve como pré-campanha cinco vídeos publicados na passada 5.ª feira no Youtube. os vídeos foram das bloggers e lifestyle: Maria Guedes, Filipa Xavier, Susana Rodrigues, Tiago Miranda e Rudolfo Morgado.

com a quantidade de trabalho que tenho tido, confesso que embora tenha visto o meu FB entupido de posts com o vídeo tão falado, só à noite depois do N comentar o assunto é que liguei o pc e fui ouvir e ver com toda a atenção o referido vídeo e os restantes. é aqui que começa o meu nervoso miudinho...

quanto à campanha de marketing da Samsung, pareceu-me inteligente o recurso a bloggers de moda e lifestyle portugueses para protagonistas uma vez que a marca é bastante ativa na sua interação com as redes sociais e a blogosfera lusa sendo esta uma maneira de chegar a grande parte do seu (futuro) público alvo. quanto à realização do guião que conduziu os vídeos, esse parece-me mau pois, é descontextualizado da realidade que o país vive: perda de qualidade de vida, instabilidade social, estagnação cultural e intelectual, pobreza, desemprego, precaridade, fome, corrupção, e sensura por manifestações de consumismo ou de dar voz a ele (logo, viver na mentira pois, todos continuamos a consumir!). bastava as perguntas terem sido feitas sobre outro tipo de coisas e todos estariam agradados. em vez de perguntarem o que gostaria de comprar para si em 2013 se perguntassem o que gostaria para o país em 2013, os discursos seriam diferentes. para além disso, como foi intenção da marca tudo isto ser muito natural, uma das blogger, Filipa Xavier, dá relevância a outras marca e não refere como objeto de desejo para 2013 nenhum objeto da Samsung, aqui a campanha falha mesmo! e falha ainda mais quando tira os vídeos do Youtube, se foram aprovados antes de saírem cá para fora, só teriam que manter a mesma postura, tal como Filipa Xavier que entrevista à Sic (13-01-2013) disse que não estava arrependida de nada que disse.

ainda sobre a blogger  Filipa Xavier - Pepa (a rapariga mais falada de Portugal neste momento), tem uma maneira de falar que parece ter todos os tiques, manias e dinheiro (e isso incomoda...) mas, uma atitude descontraída e (que me parece) honesta... fala sobre várias coisas e refere a medo (uma vez que se justifica que este é um desejo consumista) que este ano gostaria de concretizar o desejo de comprar a mala que tanto quer, uma Chanel, para a qual está a poupar dinheiro do seu salário! E é aquilo que se instala o pânico e o horror… porque a rapariga respondeu aquilo que lhe perguntaram e com o discurso de doze dos desejos que mencionou, montaram e construíram o vídeo, descontextualizado e sem as perguntas que lhe deram origem. não entendo é porque é que não falam dos outros vídeos, é que a Maria Guedes também fala muito à tiazona… e quer comprar uma casa maior… a Susana Rodrigues não tem tiques a falar, mas quer continuar a viajar; e o Tiago Miranda tem boa vida.

É verdade que eu me identifico muito mais com a postura e discurso da blogger Susana Rodrigues (que como podem ver no link do vídeo, abona a seu favor, parte no vídeo sem cortes) mas, não fico chocada com o vídeo da Filipa Xavier, que certamente mais nova foi ingénua no discurso mas sincera, honesta e igual a ela mesma.

E passo a explicar porque é que não fiquei chocada com o vídeo da Pepa: há pessoas que trabalham para comprar um telefone ou um carro ou uma mala/carteira que desejam. se um telefone é para telefonar, um carro para nos transportar, uma carteira para levar objetos; porque é que as pessoas ficam tão indignadas por a rapariga em questão querer investir naquela mala se essas mesmas pessoas não querem um carro qualquer (o que cumpre a função de transporte) mas, trabalham para ter o carro X (de preferência um topo de gama)? ou não querem um simples telemóvel mas um smartphone daquela marca ou uma imitação daquele que realmente queriam? ou a viagem que o vizinho do lado fez? não entendo estas falsas indignações sociais...

conclusão: postura e tiques à parte, eu fiquei feliz ao ouvir a rapariga e sabem porquê? porque constatei que no meu país em 2012 ainda existiu alguém que no seu país (Portugal) fez alguma coisa para concretizar os seus sonhos, que teve a possibilidade e a coragem de investir na sua formação para assim ter a oportunidade de lutar pelo emprego que desejava; conseguiu esse emprego e é paga por isso! com o seu ordenado paga contas e junta dinheiro para investir  no seu objeto de desejo. quem dera que todos nós (jovens, jovens adultos e idosos) tivéssemos essa coragem e oportunidade... para além dos tiques na fala será que não é isto que sinceramente "nos" incomoda?!

deixo-vos a reportagem da SIC de ontem à noite que mostra o tão badalado vídeo da Pepa e a merecida entrevista da SIC.

beijocas





Sem comentários:

Enviar um comentário