quarta-feira, 2 de maio de 2012

... a máquina fotográfica com assinatura do IKEA


O designer Jesper Kouthoof desenhou uma máquina descartável para o Ikea.
Embora as máquinas descartáveis já estejam em desuso face aos avanços tecnológicos no que diz respeito às máquinas e câmaras fotográficas (telemóveis, iphones, ...), a aposta do Ikea vai no sentido de promover a nova coleção PS Furniture, que aposta na sustentabilidade e no Good Design (uma expressão que considero sempre que a ouço curiosa... mas isso fica para um outro post).
A máquina: é muito fina, barata e leve uma vez que é em cartão; é digital e alimentada por duas pilhas de tipo AA, têm a capacidade de armazenar quarenta imagens, cada uma com 2.3 megapixéis, que podem ser descarregadas via USB, podendo a máquina ser utilizada novamente; é descartável, quando o cartão apodrece ou a máquina se desfaz (por exemplo quando em contacto com a chuva).
Quanto à promoção da nova coleção PS Furniture... a máquina estará disponível gratuitamente em algumas das lojas Ikea selecionas (em Portugal a partir de maio) com a finalidade de as pessoas tirarem fotografias das suas próprias casas (interiores e/ou ambientes) com a máquina e descarregarem no portal (desenvolvido especialmente para a campanha) demonstrando assim que “O Design pertence a casas reais”.
Deixo-vos o vídeo de apresentação da máquina que a mim me faz lembrar uma adorável pinhole em papelão, daquelas que compramos na Lomography e montamos em casa.


.............................................................................................................................................

The designer Jesper Kouthoof designed a disposable camera to Ikea. Although the machines are already in disuse disposable face of technological advances with regard to machines and cameras (mobile phones, iphones, ...), the bet will Ikea to promote the new collection Furniture PS, which focuses on sustainability and the Good Design (an expression that I find whenever I hear curious ... but that is for another post). The machine, is very thin, lightweight and cheap since it is cardboard, is digital and powered by two AA size batteries, have the ability to hold forty images, each with 2.3 megapixel, which can be discharged via USB, and may the machine being used again, is disposable when the card rot or discard the machine (for example when in contact with rain). In promoting new PS Furniture Collection ... The machine is available for free in some of the Ikea stores selecionas (in Portugal from May) for the purpose of people taking photographs of their own homes (interior and / or environments) with the machine and unload the portal (developed especially for campaign) demonstrating that "the design belongs to real houses." I leave you the video presentation of the machine that reminds me a lovely cardboard pinhole, those who buy the Lomography and mounted at home.

4 comentários:

  1. A ideia é gira, mas o papel, claro, envelhece bastante mais tarde que o cartão USB (ou USV, como alguns dizem). Será possível utilizar o cartão com outra finalidade depois do papel se degradar? Caso contrário, é só mais um acumular de lixo tecnológico...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... olá Ella Frizz,
      na minha opinião o envelhecimento, ou neste caso concreto, a degradação do material, cartão canelado, depende da composição deste; nesta situação específica (e não tendo acesso ás características específicas do material) arrisco em dizer que o material (cartão canelado) em que a máquina é produzida deverá ter o tempo útil que o IKEA deseja(calculo através dos testes de utilização a que o produto foi sujeito antes de ir para o mercado. Quanto à reutilização do cartão de memória (e nem de propósito) também equacionei e concordo com a tua opinião. Eu ainda pensei que poderia haver a possibilidade de depois de degradado o cartão prensado, o cartão de memória servisse de pen drive (mas não sei se assim será, aguardo a máquina).

      Eliminar
  2. Olá Self Expressionist! Ainda bem que entendeste que o queria dizer era que o papel envelhece mais CEDO que o cartão USB!!! :D
    O que queria dizer também é que o papel está sujeito a conviver com situações que facilmente o podem degradar...como a exposição à humidade...Mas também é certo que a genialidade das ideias do Ikea são raramente questionáveis, visto que eles parecem pensar sempre em tudo. É aguardar para saber o que realmente sai dali...só sei que se me vem parar uma às mãos terei todo o gosto em usufruir dela até não poder mais ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... olá Frizz, confesso que também quero muito experimentar a máquina, mesmo sabendo que tudo isto mais não é que uma valente campanha de marketing para vender a nova coleção que desenharam.
      beijocas ;)

      Eliminar